Daí você baixa um tileset e vai todo contente adicionar no
acervo do seu projeto, configura tudo e...ficou uma droga! Um objeto fica
cortado em 3, quando deveria ser apenas cortado em 2 partes ou dois objetos
ficam na mesma área, nada encaixa, outros objetos ficam grudados, a sombra fica longe... É um desastre! Mas calma, é bem fácil de resolver.
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Aqui usarei o programa GIMP que é gratuito e você pode
baixar por aqui, mas você também pode usar outros editores de imagens como o
Photoshop por exemplo. As ferramentas necessárias serão a grade, recortar,
colar, lupa (ou zoom) e um pouco de paciência.
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Cada objeto, cada parte, cada plantinha ou o que quer que seja
que esteja compondo o seu cenário deve ficar milimetricamente no lugar certo ou
na hora de montar tudo ficará um desastre! Mas como conseguir essa façanha? O
segredo é utilizar uma ferramenta chamada “grade”. Ela funcionará como uma
espécie de gabarito para que você consiga ajustar e acertar cada parte do
cenário de forma adequada.
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Vá na parte do espaçamento e mude os valores para:
Altura = 32
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Não precisa mexer em mais nada. Aliás, eu sempre mudo a cor das linhas para vermelho para que possa visualizar melhor a grade na tela, mas fica a seu critério. Se desejar fazer o mesmo, mude a cor na opção “Cor de frente”. Dê um OK.
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Não precisa mexer em mais nada. Aliás, eu sempre mudo a cor das linhas para vermelho para que possa visualizar melhor a grade na tela, mas fica a seu critério. Se desejar fazer o mesmo, mude a cor na opção “Cor de frente”. Dê um OK.
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Ative a grade na imagem (Visualizar > Exibir grade). Pronto!
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O exemplo abaixo ilustra
perfeitamente o que significa o desalinhamento do objeto.
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Repare que o “gira-gira” do parquinho está totalmente fora de posição. Selecione a ferramenta “Seleção retangular” (um quadradinho no canto da Caixa de ferramentas), corte o objeto com cuidado para não atingir outras partes de outros objetos (se necessário, utilize a ferramenta “Seleção livre” para fazer um contorno à mão livre).
Repare que o “gira-gira” do parquinho está totalmente fora de posição. Selecione a ferramenta “Seleção retangular” (um quadradinho no canto da Caixa de ferramentas), corte o objeto com cuidado para não atingir outras partes de outros objetos (se necessário, utilize a ferramenta “Seleção livre” para fazer um contorno à mão livre).
Seleção retangular à esquerda e seleção livre à direta. |
A parte selecionada ficou com um
pontilhado que se move ao redor. Em seguida recorte a imagem (ctrl+x ou “Editar
> Cortar).
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Atenção: você deve CORTAR e não COPIAR, pois precisamos “apagar”
temporariamente a imagem para poder reposicioná-la.
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Cole a imagem (ctrl+v ou “Editar > colar”). Agora tem um
pequeno truque que na verdade é uma função exigida pelo GIMP para que ele
compreenda a nova imagem colada como uma camada de fato. Isso significa que
você poderá modificar a imagem colada como quiser, mas antes tem que fazer o seguinte:
vá no menu de camadas e texturas, clique com o botão DIREITO sobre a opção “Camada
flutuante” e selecione “Para nova camada”.
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Pronto, agora ele vê como uma camada
nova e consequentemente como uma imagem. Clique sobre essa nova imagem que você
colou para selecioná-la (para excluir essa imagem, basta clicar sobre ela e
depois sobre a lixeirinha que tem no cantinho do mesmo menu).
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Feito isto, selecione a “Ferramenta de movimento” (uma cruz
com setinhas) no menu de ferramentas. Clique sobre a imagem que quer movimentar,
segure e arraste. Tente encaixar a imagem nos quadradinhos de forma que ela
fique certinha como naquele exemplo do gira-gira. Você pode usar as teclas
direcionais do seu teclado para ajudar a fazer ajustes finos na movimentação.
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Faça o mesmo com todos os outros objetos que precisem ser ajustados.
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Faça o mesmo com todos os outros objetos que precisem ser ajustados.
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O GIMP salva automaticamente todo arquivo com extensão “.xcf”,
que o RPG Maker não consegue ler. Então teremos
que converter esse arquivo para uma extensão compatível. A extensão perfeita
para isto, pois salva a imagem com a transparência, é a extensão “.png”.
Você deve exportar o arquivo para PNG (Arquivo > Exportar como...).
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Primeiro dê um nome ao seu arquivo (quadro vermelho). Cuidado
pra não apagar a extensão dele (as siglas depois do ponto). Em seguida escolha
um lugar onde quer salvar o arquivo (quadro verde). Por fim escolha a extensão
do arquivo na lista (quadro azul). No nosso caso é a PNG. Clique em Exportar.
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Aparecerá mais uma janela perguntando algumas qualidades da imagem.
Simplesmente selecione todas as opções, deixe a compressão sempre em 9 e clique
em Exportar.
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Agora você pode utilizar o arquivo no jogo. Basta apenas incluí-lo no acervo do seu projeto, configurar o
tileset e por fim montar o seu cenário. Se você fez tudo direitinho, então o
cenário ficará perfeito, se não retorne ao GIMP e faça mais alguns ajustes.
Ajustes pequenos, mas que fazem uma grande diferença. Clique para ampliar. |
Alguns objetos não precisam ficar exatamente alinhados, pois às vezes você quer uma parte deles encostada na parede ou que fique por cima dos personagens, mas isso só será
decidido quando você montar o cenário pro seu jogo.
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O interessante dessa técnica é que você pode fazer o mesmo
com charsets e também pode incluir objetos de outros tilesets em um já existente ou montar o seu próprio tileset com os objetos que você precisa/quer. Apenas não esqueça de creditar o(s) autor(s) original(s) do(s) tileset(s) que você usou para montar o seu próprio.
Caramba Liuka, esse tutorial não poderia ter vindo em melhor hora, eu estava tendo justamente esse problema, mas graças a você já consegui resolver, você usou até o gimp, que é o programa que eu uso.
ResponderExcluirFico contente em poder ajudá-lo! :)
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